terça-feira, 24 de julho de 2012

Dramaturgia 2

Construção ontem da primeira cena em que os irmãos gays  Danilo e Gabriel aparecem. A discussão está tomando forma.  E consequentemente os embates ideológicos dos dois são edificados. Falas acrescentadas, outras cortadas inteiramente. Sabemos que existem coisas que ficarão para leitura dramática do próximo dia 26. Mas muita coisa pode ainda ser mexida, reformulada durante os ensaios para a estréia. Para que esse trabalho fique completo o ensaio é fundamental. Abaixo trecho da cena ensaiada e repetida ontem a exaustão. Texto de Filipe Harpo.

.......................................................

DANILO – (rígido). Desembucha a verdade Gabriel.
GABRIEL – Oxe.
DANILO – (repreendendo). Gabriel!
GABRIEL – (sem jeito). Ele me chamou de bicha. (pausa). Andei de mãos dadas com o Vitor aqui pelo condomínio... O Henrique começou a chamar a gente de viado com a turma dele...
DANILO – De mãos dadas cara? Puta que pariu Gabriel!
GABRIEL – (alto). Tô fazendo algo de errado em dar a mão pro meu namorado?
DANILO – Merda. (volta para o irmão). Sim, continue...
GABRIEL – Quando ele me chamou de bicha parti pra cima dele. Ai começamos a discutir. Foi quando ele veio pra cima de mim. Ai ele me deu uma porrada. Eu cai no chão... (chama atenção). Mas ele apanhou...
DANILO – (ironiza). É... (muda de tom). Tá vendo! Olha o que dá tirar onda.
GABRIEL – Voce queria que eu apanhasse?
DANILO – Voce queria esse rombo na cabeça?
GABRIEL – Pergunta besta.
DANILO – (repreende). Reposta óbvia!
GABRIEL – Voce sempre contra o que eu faço Danilo.
DANILO – Quando faz merda sou contra mesmo. Mas que porra meu irmão. Assumiu de boa, mas vai sair com a bandeira gay na testa é? E ainda fica com esse jeitinho de bicha que voce tem...
GABRIEL – Andar de mãos dadas com o namorado é levantar bandeira de que? E esse é meu jeito ora!
DANILO – Merda!
GABRIEL – (irônico). Voce é do movimento, mas nem parece. Eu que não li metade dos livros que leu, sou mais corajoso que voce...
DANILO – Pra que serviu tanta coragem meu irmão? Olha pra voce.
GABRIEL – Não teve problema... Me vinguei!
DANILO – Se vingou? (ridicularizando). Como é que é? (tenta se controlar). E vingou? Vigou como? Conta moleque!...
GABRIEL – Me vinguei ora.

....................................................

A leitura de CONDENADOS acontece nesta quinta feira, no Cine Teatro Solar Boa Vista (Brotas), as 20 horas. Entrada gratuita. Compareçam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário